UFPA Multimídia e o Moodle

O que é?

Repositórios são plataformas virtuais de acesso aberto voltadas para o gerenciamento da informação científica.

O UFPA Multimídia disponibiliza a produção científica desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Pará em linguagens multimídia (vídeo, áudio, foto, animação, entre outros).

Como surgiu?

Em 2010, a Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou o projeto “Institucionalização das Tecnologias de Informação e Comunicação na UFPA”, por meio do fomento de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), direcionado ao fomento ao uso das TICs nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Entre as cinco ações aprovadas pela UFPA no edital, está o subprojeto “Implementação de plataforma virtual multimídia para ensino e aprendizado na graduação”, que tem como objetivo desenvolver um repositório de conteúdos em linguagens multimídia no âmbito da Assessoria de Educação a Distância (AEDI) – instância que tem sido estratégica na democratização do ensino superior no Norte do Brasil.

Qual o objetivo?

A proposta é reunir e potencializar os esforços, ainda isolados, da comunidade acadêmica da UFPA e de outras instituições afins, no que concerne ao uso das TICs para fortalecer o ensino de graduação, seja na modalidade presencial ou a distância.

Além disso, espera-se que o repositório seja incorporado na rotina de pesquisa da UFPA, promovendo a recuperação da informação científica de modo satisfatório e facilitando o acesso do público em geral, em diferentes partes da região amazônica e em diferentes lugares do mundo, aos conteúdos disponibilizados. A ideia é que essa plataforma torne-se um espaço de diálogo ciência-sociedade, permitindo que diferentes públicos realizem seu próprio processo de construção do conhecimento.

O que há no repositório?

No UFPA Multimídia, você encontra em um primeiro momento conteúdos nas seguintes linguagens comunicacionais:

  • Animação/Simulação
  • Apresentação de Aulas/Tutorial
  • Áudio
  • Fotografia
  • Ilustração/Infográfico
  • eBook
  • Jogos
  • Vídeo

Para acessar UFPA Multimídia - http://multimidia.ufpa.br/

Como inserir vídeos do UFPA Multimídia na Plataforma Moodle

Para inserir vídeos e outros conteúdos do Repositório da UFPA na Plataforma Moodle, basta que o usuário copie o código fonte (embed) disponibilizado pela ferramenta Incorporar e cole no texto fonte do local onde deseja que o mesmo seja disponibilizado, seja um rótulo ou mesmo um texto resposta de fóruns.

Por exemplo:

Ao abrir um vídeo no UFPA Multimídia, selecione a opção Incorporar.

imagem

Ao selecionar Incorporar o código embed irá ser disponibilizado. Selecione todo o texto de código. “Uma opção é o clique direito do mouse e após selecionar a opção Selecionar tudo.”

imagem1

No Moodle, siga os passos para adicionar um rótulo. (você também pode usar em outros recursos como livro e página).

imagem2

imagem4

Na página de configuração do rótulo, selecione o primeiro ícone (Toolbar Toggle) do canto superior esquerdo do campo Texto do rótulo, para exibir todos os ícones de formatação de texto.

imagem5

Em seguida selecione o ícone de editar código fonte indicado na figura anterior, e cole o código embed copiado do vídeo na janela que se abrir, depois escolha Atualizar.

imagem6

O vídeo agora será aberto no rótulo. Se não for adicionar mais nem um texto ao rótulo selecione a opção Salvar e voltar ao curso.

Se preferi, pode-se alterar o tamanho da janela de vídeo alterando os valores de width e height no código fonte.

Os melhores valores usados foram:

height="315"

width="420"

imagem7

Última atualização: terça, 18 Fev 2014, 14:52