Configurando o cálculo de notas no Moodle

O Moodle permite que você configure o cálculo de notas das tarefas existentes em seu curso, como, por exemplo, calcular a média de determinadas atividades. 

Para utilizar este recurso siga o passo a passo:

1 – Na caixa ‘Administração do curso’, clique em ‘Notas’. Em seguida, na próxima página que será aberta, clique no seletor superior e selecione “Preferências: Relatório de notas”.

2 - Na página seguinte, você deve expandir a aba ‘Mostrar/ocultar seletor’ e no seletor ‘Mostrar cálculos’ selecionar “Sim”. Salve as configurações.

3 - Após salvar as configurações, você será redirecionado para a página inicial do relatório de notas. No seletor superior, selecione ‘Categorias e itens’, se estiver no Moodle 2.9, ou ‘Configuração do Livro de Notas’, se estiver no Moodle 3.0.

4 - Na próxima página, clique no botão ‘Adicionar item de nota’ no fim da página. Ao abrir outra página, configure o seu item de nota e salve as configurações. Os ícones com (?) podem auxiliar você a configurar um item de nota. Salve as mudanças realizadas.

5 - Após criar o item de nota, no nosso caso “Primeira Avaliação”, você será redirecionado para a página inicial do relatório de notas. Selecione o seu item de nota na lista e clique em ‘Editar->Editar cálculo’. É possível mover a posição do item de nota clicando no ícone .

Observação: É preciso que no curso haja pelo menos uma atividade valendo nota para que se possa editar o cálculo do item de nota.

6 - Ao entrar na página de edição do cálculo, primeiramente é necessário criar as variáveis do cálculo e relacioná-las com as atividades pertinentes. Por exemplo, para a atividade ‘Devolutiva Lista 01’, foi criada a vaiável L1. Para a atividade ‘Devolutiva Lista 02’, foi criada a variável L2.

Para criar uma variável nova, digite seu nome ao lado da atividade correspondente. Todas as variáveis criadas serão nomeadas com [[“nome da variável”]] e todos os itens de nota criados posteriormente acessarão a variável por este nome. 

ATENÇÂO: Uma vez criadas as variáveis, estas não poderão mais ser editadas, com seus nomes renomeados. Por isso, preste atenção aos nomes redigidos, caso contrário, a única forma de renomear a variável da atividade, é excluindo a atividade e criando-a novamente. Porém, neste processo, as notas dos alunos atribuídas à atividade também serão excluídas.

7 - Após relacionar as atividades com suas respectivas variáveis, clique no botão ‘Adicionar números de identificação’ no fim da página.

Com as variáveis criadas, é possível escrever a fórmula do cálculo no campo ‘Cálculo’. O ícone (?) ao lado do campo ‘Cálculo’ auxilia na composição da fórmula.

Nesse exemplo,

“Nota da primeira avaliação” = “Média aritmética das listas de exercícios” + “Nota da primeira prova”

Após definir o cálculo, clique em ‘Salvar mudanças’.

Observação: Não é possível utilizar cálculo recursivo no item de nota.

Última atualização: quinta, 28 Abr 2016, 15:46