Recursos do Professor

Emblemas

Fonte: https://moodle.ufrgs.br/wiki/wiki.php?id=novidades:emblemas

Os emblemas são utilizados para premiar o aluno ao completar uma atividade ou um curso, por exemplo. As etapas a seguir mostram como deixar os emblemas ativos:

Etapa 1: Ativar o Acompanhamento de Conclusão do Curso

Para ativar a possibilidade de ganhar emblemas, o professor deverá ativar em ‘Editar configurações’ (no bloco ‘Administração do curso’) a opção ‘Acompanhamento de conclusão’, selecionando ‘Sim’, conforme figura a seguir:

Etapa 2: Configurar as atividades para que quando realizadas premiarão os estudantes

O professor precisa definir quais atividades que o aluno deverá concluir para que possa ganhar os Emblemas. Para isso, deverá seguir o passo a passo:

1)    Clicar em ‘Ativar edição’.

2)    Selecionar a atividade na qual o aluno será premiado.

3)    Na atividade selecionada, clicar em ‘Editar->Editar configurações’.

4)    Na página de configuração da atividade, ir para a aba ‘Conclusão de atividades do curso’ para ativar as opções que definem a conclusão da atividade, conforme figura a seguir. 

No campo ‘Acompanhamento de Conclusão’, o professor poderá habilitar ou desabilitar o acompanhamento da conclusão da atividade escolhendo as seguintes opções:

- Não indicar a conclusão de atividade: desabilita o acompanhamento da conclusão da atividade.

- Os alunos podem marcar manualmente a atividade como concluída: o aluno determina quando a atividade está concluída por ele ao clicar no ícone  que se encontra ao lado da atividade.

- Mostrar atividade como concluída quando as condições forem satisfeitas: a conclusão da atividade é acompanhada de forma automática sob certas condições. Se desejado, podem ser configuradas múltiplas condições. Nesse caso, a atividade só será considerada concluída quando TODAS as condições forem satisfeitas. As condições podem ser: “Aluno deve visualizar a atividade”, “Estudante deve receber uma nota” ou “Estudante deverá postar seu trabalho”.

Etapa 3: Adicionar os Emblemas

 

Após realizadas as etapas iniciais, o professor deve adicionar seus Emblemas, seguindo o passo-a-passo. Este recurso está localizado no bloco Administração do curso:

Ao clicar em ‘Emblemas->Adiciona um novo emblema’, abrirá um formulário para o professor completar com as informações do emblema e enviar uma imagem correspondente ao emblema, conforme figura a seguir. Depois de preenchidas as opções, deve-se clicar no botão .

Etapa 5: Editar os Emblemas criados

Para visualizar e editar os emblemas criados, o professor precisará clicar em ‘Emblemas->Gerenciar Emblemas’, localizado no bloco Administração do curso:

Inicialmente, os emblemas ainda não possuem critérios para serem conquistados, logo, não estão visíveis para os alunos. Para adicionar um critério, clique no ícone .

Feito isso, o professor precisará selecionar a aba ‘Critérios’ :

Na aba ‘Critérios’, o professor deverá abrir o seletor ‘Adicionar critérios ao emblema’ e escolher um dos tipos de critério. São eles:

Atribuição manual por papel: Todos os participantes que possuem o papel escolhido (professor ou tutor) ganham automaticamente o emblema.

Conclusão do curso: Caso o aluno finalize o curso com uma nota mínima que pode ser personalizada, ele ganhará um emblema.

Conclusão de atividade: Concederá o emblema caso o participante finalize uma atividade com uma nota mínima personalizável. Salienta-se que mais de um critério pode ser adicionado pelo professor, e podem ser todos obrigatórios para ganhar o emblema, ou apenas um deles.

Usaremos como exemplo o critério de “Conclusão de atividade”. A seguinte tela será carregada:

Após definir a data de conclusão e quando o critério será aplicado, a tela mostrada na figura a seguir será carregada. Ao clicar no botão “Habilitar acesso”, o emblema ficará visível aos alunos e os critérios definidos anteriormente não poderão ser alterados pelo professor. Caso o professor queira alterar os critérios depois de habilitar o emblema, deverá excluí-lo clicando no ícone , depois criá-lo novamente com os novos critérios.

Na aba ‘Destinatários’, o professor poderá visualizar os alunos que conquistaram o emblema

Obs: O aluno será notificado automaticamente por e-mail caso receba algum emblema. Caso o aluno queira visualizar os emblemas conquistados por ele, poderá visualiza-los na aba "Navegação->Curso atual->'Nome breve do curso'->Emblemas".

Obs: Uma lista com os nomes dos alunos e seus respectivos emblemas conquistados poderá ser visualizada utilizando o recurso "Premiação".